Dirigido pela dupla Juru e Vitã, “Salão de Baile: This is Ballroom”, primeiro longa-metragem documental sobre o tema da história do Rio de Janeiro, narra a história da cultura ballroom no estado. Por meio de uma comunidade protagonizada por pessoas negras e LGBTQIAPN+, o roteiro do longa aborda e conta cronológicamente as origens e conceitos da cultura, que já teve alguns de seus elementos popularizados em shows de Madonna, e na série Pose, mas que se originou a partir da década de 60.
O documentário conta com relatos extremamente íntimos, chocantes, mas acima de tudo emocionantes. Por mais que alguns personagens tenham menos tempo de tela e relatos, suas falas cativam e trazem impacto. Vale destacar que cada tópico abordado é muito bem explicado, de forma que qualquer pessoa que demonstre interesse, possa compreender a história que o personagem conta e ansiar por descobrir mais sobre a história do ballroom.
O roteiro executa perfeitamente a ideia de ser didático. Além de contar muito bem a história da cultura, ele exemplifica o passo a passo das competições. Cada passo realizado nas performances tem sua razão e seu contexto explicados pelo roteiro. A relação familiar dos membros da comunidade, que por vezes só tem a si próprios, emociona e é um dos grandes momentos da obra.
O trabalho audiovisual apresentado é impecável, desde as cenas que demonstram a atualidade, até as cenas que retrocedem ao passado para situar o contexto da cultura. O grande trabalho audiovisual é também perceptível por meio dos cenários da região, apresentados ao longo da trama.
“Salão de Baile: This is Ballroom” é um ótimo longa-metragem documental, que nos faz olhar diretamente para um público pouco visto na sociedade atual, e que desta forma, pode se tornar uma das grandes portas de entrada para a divulgação e difusão da cultura ballroom no país. Seu lançamento oficial será no dia 5 de dezembro, nos cinemas.
João Pedro Magalhães – 7º Período






Deixe um comentário