A indústria têxtil possui impacto significativo na natureza e sociedade, a exploração mineral em busca de matéria prima polui os solos, as fábricas poluem o ar e devastam a natureza para serem construídas, devido à produção em massa e ao consumo desenfreado de roupas. Por isso a moda sustentável, caracterizada por slow fashion e eco-friendly, chegou como alternativa para melhorar o meio ambiente uma vez que área desse setor que se preocupa em pensar em soluções mais responsáveis social e ambientalmente para todo o ciclo de vida de uma roupa. Algumas companhias, como Farm, C&A, Sallve, Insecta Shoes e estilistas independentes, começaram a investir em materiais alternativos para a confecção de roupas e acessórios, como o couro vegetal, feito com o bagaço das uvas, blusas feitas com a garrafa pet, sandálias com reutilização do pvc, biquinis regenerados das redes de pesca, dentre outras iniciativas que visam o bem-estar do planeta.

Segundo o Criador de Conteúdo de Moda, Ian de Bessa, 25, a Slow Fashion é uma alternativa para a redução dos impactos ambientais gerados no processo de produção das indústrias têxteis. “Além do gasto excessivo de água e produção exagerada de resíduos têxteis há um aumento da emissão de CO2,” disse Ian.
Outra alternativa para a moda sustentável são os Brechós que têm como finalidade comercializar peças de roupas usadas que não perderam seu padrão de qualidade, proporcionando aos seus clientes conforto e beleza com preços acessíveis, podendo ou não ter fins lucrativos
O que é o ‘fast fashion’ ou moda rápida?
Fast fashion é um modelo de negócio que concentra a produção de peças de vestuário em grandes quantidades e o mais rápido possível, em resposta às tendências da atualidade.
A proposta é incentivar uma moda mais consciente e responsável, que valorize a qualidade, a durabilidade e a beleza atemporal das roupas. Quais as matérias-primas são sustentáveis para a moda ?
- Materiais orgânicos: algodão, linho, cânhamo, seda, fibras biodegradáveis.
- Materiais reciclados: o poliéster reciclado, que é feito a partir de garrafas PET recicladas, e o nylon reciclado, que é feito a partir de redes de pesca recicladas,
- Materiais de baixo impacto: o Tencel, feito a partir de madeira de reflorestamento e é altamente biodegradável, e o modal, que é produzido a partir de polpa de madeira certificada e é altamente durável.
Para a dona do brechó Bárbara Youhanna,25, conta que moda sustentável é uma moda que não precisa gastar mais recursos para existir. “Acredito que não precisamos mais fabricar roupas e gastar mais recursos naturais existem formas de moda acessível como o garimpo em brechós,’’ afirma Bárbara
Os resíduos têxteis podem levar décadas ou até séculos para se decompor, podem acabar sendo incinerados, gerando emissões prejudiciais ao meio ambiente. A produção excessiva de roupas e a rápida obsolescência da moda levaram a um aumento significativo na quantidade de resíduos têxteis gerados em todo o mundo. Roupas velhas, retalhos e peças de couro compõem as mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados por ano no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Giovanna Mattos – 1° Período





Deixe um comentário