Os alimentos têm impacto no nosso organismo e em como ele funciona, uma dieta rica em nutrientes pode melhorar o sono, a memória, o fluxo sanguíneo, prevenir contra doenças crônicas, reduzir o estresse e aumentar o bem estar mental. Todos esses fatores podem contribuir para uma melhora na qualidade de vida.

Uma rotina alimentar mais saudável pode apresentar diversos benefícios para o organismo em geral, pode ajudar na prevenção de doenças como demência, diabetes e hipertensão. Além do corpo, o modo como cada um se alimenta interfere na saúde e bem estar mental, uma alimentação balanceada pode melhorar a memória, auxiliar na redução e regulação do estresse e diminuir os sintomas de ansiedade e depressão.
Para a Assistente administrativa, Tayza Pereira, a mudança nos hábitos alimentares afetou diferentes áreas de sua vida. “Me ajudou na minha autoestima que já era alta, agora ficou elevada. Me deu mais disposição e ânimo. Me deu mais energia e disposição para o dia a dia, hoje consigo realizar todas as minhas tarefas profissionais e pessoais sem ficar exausta no final do dia”, disse ela.

A psicóloga Cinthia Chiodi explicou que a alimentação impacta no cérebro, cognição e também nas emoções. Ela também disse que uma alimentação saudável rica em vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis e baixa em açúcares pode ajudar a melhorar as funções cerebrais, os níveis de energia e memória, além de influenciar no estado de humor. Cinthia concluiu dizendo que a alimentação saudável é um dos pilares para uma melhor qualidade de vida.

A nutricionista Luiza Carneiro comentou que uma alimentação não saudável e a falta de exercícios podem trazer inúmeros riscos para a saúde mental e física. “A alimentação saudável fornece vitaminas e minerais que todo indivíduo precisa, ajudando também em quadros de ansiedade. Banana, tangerina, carne, queijo, chocolate e mel são alguns dos alimentos ricos em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina, hormônio associado ao bem estar”.

A prática de exercícios físicos também pode ajudar na manutenção dos hábitos alimentares, manter o corpo em movimento pode prevenir doenças crônicas e cardíacas e auxiliar no funcionamento do organismo, desde o fluxo sanguíneo até o fortalecimento dos ossos.
A estudante Ana Julia Cruz disse ter voltado a praticar exercícios físicos e isso tem ajudado na rotina, também comentou que hábitos saudáveis sempre foram um objetivo. “Ter um estilo de vida mais saudável sempre foi algo que eu admirei e almejava colocar em prática novamente. Certo dia resolvi tentar colocar isso em ação, já que um tempo atrás era praticante de Crossfit e tinha uma alimentação mais balanceada; e por causa de uma mudança de rotina trabalho/faculdade/estágio, deixei de me exercitar e me alimentar bem, até mesmo por falta de tempo”, disse ela.

Cinthia explicou que profissionais em nutrição destacam a importância de uma alimentação saudável e rica em nutrientes e ressaltam os efeitos preventivos e terapêuticos para quadros de ansiedade, depressão, insônia e outros transtornos psicológicos. “O ideal é adotar uma dieta colorida, permitindo uma boa diversificação de nutrientes. É fundamental ressaltar que não existe alimento “milagroso” ou aquele que não pode ser consumido de jeito nenhum. O importante é buscar o equilíbrio, adotando hábitos mais saudáveis, dieta saudável, atividade física e sono regular”, explicou a psicóloga.
A nutricionista disse que alguns quadros de depressão e ansiedade podem estar diretamente relacionados a uma alimentação inflamatória, com alto consumo de açúcar e gordura saturada e através da alimentação saudável esse quadro pode ser revertido. Luiza ainda cita que uma dieta in natura, com frutas e vegetais, contendo vitaminas A, C, D, E, complexo B e Ômega 3 são grandes aliadas. Ela também reforça a importância da ingestão de água regularmente.
Tayza disse que o foco em mudar sua alimentação foi o impulso para buscar a ajuda de um nutricionista. “Cansei de brigar com a balança e fui procurar ajuda profissional, eu quis isso pra mim, pois às vezes você vê todo mundo falando sobre, mas se você não quiser tomar uma iniciativa nada vai acontecer pois tudo depende somente de você”, comentou ela.
Ana Julia citou que se alimentar bem tem diversos benefícios, mas pode ser difícil para pessoas comuns manter essa dieta balanceada. “Levando em consideração a rotina da maioria das pessoas, onde se tem pouco tempo acabamos optando por alimentos de rápido e fácil acesso como por exemplo salgados e fast food. Mas devemos levar em consideração que com o passar do tempo, uma má alimentação pode trazer inúmeros malefícios para nosso organismo, já uma alimentação mais balanceada, e não necessariamente restritiva, causa muitos impactos positivos à saúde”.
Luiza Moura – 6° Período





Deixe um comentário