Rio das Ostras é um município da região dos lagos do Estado do Rio de Janeiro. É conhecido pelas suas belas praias e tem recebido investimentos significativos em infraestrutura. As praias mais famosas são: Praia da Tartaruga, Praia do Centro, Praia da Boca da Barra e Praia de Costazul. Na praia de Costazul, é possível surfar. Uma das principais atrações turísticas do município é a Praça da Baleia, localizada no final da praia de Costazul. Esta praça tem uma estátua da baleia Jubarte esculpida em bronze. 

Praia das Tartarugas

A praia da tartaruga possui um ambiente familiar com águas calmas, rasas e boa estrutura de quiosques. No local existe uma estátua em referência ao evento de Jazz e Blues que ocorre na cidade que ocorre no período de Maio a Junho.

Praia do Centro

A praia do centro é mais movimentada e possui quiosques ao redor. Há  opções de restaurantes, bares e lojinhas por perto. É ótima para o banho, com águas tranquilas e cristalinas, sendo uma boa opção para curtir com amigos e familiares.

Praia da Costa Azul

A praia de Costa Azul possui uma faixa de areia bastante extensa, a orla é bastante movimentada devido à estrutura oferecida há quiosques, restaurantes, pousadas, ciclovia e esportes como vôlei, futevôlei, funcional e surf. Dessa forma, a Praia da Costa é uma das melhores opções para se hospedar em Rio das Ostras.

Lagoa e Praia de Itapebussus

Itapebussus fica ao lado da Enseada das Gaivotas. Tem acesso fácil e é possível ir de carro até uma parte, depois é necessário fazer uma trilha de 20-30 minutos para acessar o local.

A praia de Itapebussus é altamente preservada. Possui águas transparentes onde é possível facilmente ver a vida marinha sem nenhum equipamento próximo da praia, separada por uma faixa de areia, está a Lagoa de Itapebussus. As águas da lagoa de Itapebussus são quentes e limpas próprias para banho. 

A cidade de Rio das Ostras tem origem há cerca de 4 mil anos, quando era habitada por caçadores e coletores semi-nômades, o que pode ser comprovado pelo seu solo fértil em sambaquis, com áreas de sítios arqueológicos demarcadas em 1967 por pesquisadores do Instituto de Arqueologia Brasileira, o que confirma sua pré-história.

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

O museu foi criado em 1998. A exposição permanente está disponível para visitação pública e apresenta peças catalogadas de acordo com a época, origem e denominação do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), com o objetivo de reconstruir a pré-história da região. A área foi escavada com restos de esqueletos e objetos de decoração, como ostras gigantes, conchas e pedras (batedores e quebra-coquinhos), o que demonstra a ocupação de uma civilização antiga, estimada em 4 mil anos.

Parque Natural Municipal dos Pássaros

O Parque Municipal dos Pássaros tem como objetivo proteger e resgatar espécies de aves nativas da região de restinga. Ao percorrer as trilhas ecológicas, é possível observar a fauna e a vegetação típicas da Mata Atlântica. No Centro de Visitantes, são apresentadas exposições artísticas de cunho ambiental.

Segundo Claudio Veiga, 55, Rio das Ostras possui praias belíssimas e excelentes para estar com família e amigos, onde o mar é tranquilo e com fácil acesso aos quiosques. “A cidade está crescendo, tem ótimos lugares para passear e visitar como o parque dos pássaros, o circo que vem para cidade e os eventos que ocorrem sem falar do  shopping novo é um ótimo local para se distrair e curtir a tarde”, diz empolgado.

Sesc verão 

O programa do Sesc ocorre todo verão no período de janeiro e fevereiro. Nessa época, é possível encontrar shows e atividades de bem estar e lazer. Costazul possui arenas que contam com diversas ações recreativas ao ar livre destinadas a todo público, como torneio de skate, aulões de yoga e ritmos, ocupações literárias e exposições. Os shows acontecerão na Área de Eventos Camping, com entrada franca. 

Guilherme Ferreira ,20, morador de Rio das Ostras afirma que curte o Sesc Verão onde pode aproveitar para sair com os amigos e assistir shows ao vivo. “ O bom do sesc são os esportes próximo a praia lá da para conhecer muitas pessoas e fazer novas amizades”, disse Guilherme.

Giovanna Mattos – 6° Período

Deixe um comentário

Tendência