A 26ª edição do Festival do Rio tem programações gratuitas, premières mundiais e ações de mercado que acontecem na Zona Sul, Central, Norte e Oeste da cidade.

Evento cinematográfico tradicional no calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro acontece entre os dias 03 a 13. O evento é dedicado ao cinema mundial e exibe produções em primeira mão, muitas vezes antes do lançamento oficial e algumas obras sequer serão exibidas novamente em salas de cinema.

Além das possibilidades de exibir filmes em primeira mão antes do lançamento oficial e de encontrar cineastas, atores, produtores culturais e personalidades, existe um espaço destinado ao debate do mercado audiovisual, RioMarket, segmento que discute pautas de inovações tecnológicas, avanços profissionais e estudos de caso.

O festival esse ano promove novidades como uma nova sede localizada no Armazém Utopia, no Cais do Porto, zona central da cidade carioca.  Entre as novidades estão o  Cine Carioca Penha, um cinema de bairro reinaugurado após 18 anos fechado, no bairro da Zona Norte de mesmo nome, recebe uma programação especial de filmes brasileiros com sessões gratuitas e outras pagas com preços populares de até 10 reais.

Entre os filmes exibidos estão produções recém-exibidas nos cinemas brasileiros como “Estômago 2”, “Tô de Graça” (sessão gratuita), “A Flor do Buriti” e “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil (sessão gratuita)”. 

Já na Zona Oeste, o Parque Realengo Susana Naspolini recebe uma programação inteiramente gratuita com filmes como “Nosso Sonho”, “Mussum: O Filmis”, “Perdida”

A declaração segue a mesma esteira de um depoimento de Ilda Santiago, Diretora-Executiva do Festival que ao apresentar a sessão do filme “Virgínia E Adelaide” de Jorge Furtado e Yasmin Thayná, reforçou que o festival do rio está em todos os cinemas do Rio de Janeiro e se mostra otimista ao declarar que acredita que a experiência coletiva de ir numa sala de projeção assistir um filme não acabará

(Reprodução: Marcio Weber)

Além da exibição ampliada em diferentes regiões da cidade, a organização promoveu uma cota gratuita de 150 ingressos para os filmes da Première Brasil, a mostra competitiva de curtas e longa-metragens brasileiros no Cine Odeon (aberto exclusivamente para o festival). Entre as obras exibidas está  “Os Enforcados” 

Fernando Coimbra cineasta responsável por “O Lobo Atrás da Porta” esteve presente no sábado, dia 05, para apresentar a sessão do filme que é uma versão livremente inspirada em Macbeth de William Shakespeare ambientada na contravenção do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro e estrelado pelos atores Irandhir Santos e Leandra Leal.

“O filme nasceu entre os intervalos de gravação de O Lobo Atrás da Porta, onde saía daquele cenário de subúrbio carioca de “O Lobo” e ia para Barra da Tijuca e percebia que tinha algo interessante para se retratar naquele panorama social e sempre muito influenciado por Shakespeare, então a ideia do roteiro surgiu dali.

Também presente na exibição, a protagonista do filme Leandra Leal conta que teve apenas três semanas para assistir todas as referências e acompanhar os ensaios de uma protagonista de moral duvidosa e que de acordo com atriz foi complexo mas as ideias e direções estavam muito claras e compatíveis com a ideia dela para a composição da personagem.

O entusiasta que não conseguiu assistir toda programação tem mais três depois do encerramento oficial, durante a repescagem.

O festival do rio apresentas produções heterogêneas e múltiplas oportunidades ao espectador, o festival promove ações para públicos distintos como o infanto-juvenil e restaurações de clássicos apoiados pela Cinemateca Brasileira e pelo Laboratório Universitário de Preservação (LUPA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcio Weber – 6° Período

Deixe um comentário

Tendência