Discussões sobre liderança, impacto social, e novas tecnologias ganharam destaque em encontro global, reunindo grandes nomes do empreendedorismo e tecnologia no Píer Mauá.

Reprodução: Julia Medina

O Rio Innovation Week, realizado entre os dias 13 e 16 de agosto, é a maior conferência global de tecnologia e inovação. Reunindo CEOs, startups, investidores e especialistas do setor, o evento no Píer Mauá vem explorar as tendências mais recentes no caminho da transformação digital, sustentabilidade e empreendedorismo, com diversas palestras, workshops e exposições. Na quinta-feira, dia 15, palestras com os temas sobre liderança, criatividade, redes sociais, tecnologia nas favelas e transformações humanas foram destaque, proporcionando uma plataforma unicamente rica para debates e oportunidades de negócios.

Na palestra ‘Tecnologia e Favela’, conduzida por Raull Santiago, foi discutido o impacto das tecnologias sociais no desenvolvimento de comunidades. A mesa contou com a presença de Bruno Desiderio,  fundador da  Gerando Falcões, além de Andressa Núbia, Diretora Criativa, e Gean Guilherme, Fundador do 2050, representantes de projetos voltados à tecnologia e temas relacionados.Bruno Desidério explicou como seu projeto atua com a tecnologias para qualificar crianças e jovens. Com base no desenvolvimento social focado na superação da falta de oportunidades de desenvolvimento nas favelas, as iniciativas, como a Falcons University, Favela 3D, uma das citadas pelo fundador, visam transformar a realidade das favelas por meio de educação, capacitação e melhorias urbanas

(Reprodução; Rio Innovation Week)

Desidério descreveu como tudo começou a partir de um simples projeto esportivo, que inicialmente atendia 60 crianças e cresceu para beneficiar mais de 1.500 jovens. No entanto, ele ressaltou que o impacto não podia parar ali. “Não podíamos fechar o ciclo aos 17 anos. Com 17, eles ainda são crianças”, disse Bruno. Foi assim que a Gerando Falcões passou a integrar a tecnologia e a qualificação profissional em seus programas.

Apesar dos avanços, muitos jovens das periferias ainda enfrentavam dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. Para enfrentar esse desafio, a Gerando Falcões criou o setor de Empregabilidade, que prepara os jovens tanto tecnicamente quanto para superar e derrubar barreiras culturais e sociais antes impostas a eles. A ONG também focou no desenvolvimento da inteligência emocional, abordando crenças limitantes e traumas. A grande inovação foi o projeto Favela 3D, que realiza um diagnóstico bastante detalhado das comunidades para implementar as soluções cada vez mais personalizadas contra várias dimensões da pobreza, promovendo a emancipação das famílias e trazendo soluções eficazes e duradouras para as favelas do Brasil.

“‘O projeto Favela 3D vai além das soluções superficiais para a pobreza. Enfrentamos uma complexa teia de problemas porque a pobreza é multidimensional. Transformar o território fisicamente e socialmente é essencial. Não adianta falar em educação e evolução se as pessoas ainda enfrentam condições precárias, como falta de acesso a água e energia. A Favela 3D visa proporcionar dignidade e melhorias completas no ambiente de vida. Embora não possamos tornar todos ricos, é fundamental garantir dignidade para todos.’  (Reprodução : Agência UVA Barra) Foto Bruno

Criatividade, saúde mental e redes sociais foram os  temas levantados no TalkcomMoni, conduzido pela jornalista e pós-graduada em marketing de moda, Mônica Salgado. O evento destacou Malu Borges, uma das maiores influencers da atualidade, e sua mãe, Márcia Borges. A relação mãe e filha foi discutida, abordando como Márcia serve como sendo um ponto de equilíbrio na carreira de Malu. Também foram discutidos temas relacionados à publicidade, com Márcia ressaltando a diferença entre marketing de vendas e comunicação digital, e como essas distinções ajudam as marcas a entenderem melhor seus objetivos de campanha. Mãe e filha também falaram sobre projetos futuros, incluindo a abertura de uma nova marca, prometendo trazer inovações que vão além das tendências atuais. 

(Foto palestra Malu Borges)

A palestra “Transformações Humanas: Paradoxos e Tensões na Construção de Pontes entre o Saber e o Fazer,” conduzida por Kátia Vasconcelos, Diretora de P&D e RH do Grupo Rhopen, abordou as bases que sustentam os novos modelos de vida quanto sociedade frente aos avanços tecnológicos, mudanças climáticas, envelhecimento populacional e desigualdades sociais. Realizada no EduTech, a apresentação destacou paradoxos como inovação e tradição, discutindo quais práticas devemos deixar de lado e enfatizando que não há um caminho absoluto de certo ou errado, mas sim adequações necessárias. O tema aborda a necessidade de, em um mundo repleto de transformações tecnológicas e reconectar com o nosso lado humano. É por meio dessa reconexão que poderemos cuidar do planeta e das pessoas. “Precisamos voltar a ter trabalhos colaborativos e resgatar a humanização que deixamos de lado. Infelizmente, o modelo mental predominante ainda é industrial, onde as pessoas são vistas como peças de uma engrenagem. Mas a verdade é que somos seres vivos, e, como tal, mudamos constantemente, assim como o mundo ao nosso redor”, acrescentou Kátia.

“Futuros possíveis são possíveis desde que nós sejamos capazes, precisamos de gestos diários e gestos diários dependem de nós ”  (Reprodução : Agência UVA Barra) Foto Kátia Vasconcelos

Ao fim do dia, a palestra foi seguida por uma mesa sobre liderança com o ex-jogador Zico, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, cuja presença lotou o local. O evento contou também com o renomado apresentador Getúlio Vargas, mais conhecido como GV, uma grande referência da televisão atual, e ainda com a participação de Fábio de Queiroz, presidente da ASSERJ, e Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Durante a mesa, Zico abordou temas sobre liderança tanto dentro quanto fora do campo, ressaltando que a experiência adquirida em casa foi fundamental para forjar seu caráter de liderança. Ele comparou sua experiência de liderança no Brasil com a vivida no Japão, destacando o desenvolvimento do profissionalismo no futebol japonês e expressando gratidão por ter jogado lá. Além disso, Zico discutiu a liderança no futebol atual, refletindo sobre as mudanças e desafios enfrentados pelos líderes no esporte moderno.

“Para você atingir a liderança, é quando aquelas pessoas que estão à sua volta acreditam e confiam em você.”

– Zico

Giulia Karol – 4° Período

Deixe um comentário

Tendência