Alunos de diversos cursos participaram atentamente da Palestra de Jornalismo ‘Fato ou Fake’ na manhã do dia 13

No segundo dia da Semana de Comunicação 2024, o auditório do Campus Barra da Universidade Veiga de Almeida recebeu Thaísa Coelho, jornalista e head de produtos digitais de news da Rede Globo. O evento, que começou às 10 horas da manhã, teve como objetivo a apresentação da palestra “Fato ou Fake? Como sobreviver na era da desinformação”. Na palestra, Thaísa Coelho compartilhou suas experiências e abordou as estratégias para identificar e combater a desinformação, proporcionando aos alunos uma visão aprofundada sobre os desafios atuais no campo do jornalismo digital.

Durante o evento, a jornalista e os alunos debateram temas como inteligência artificial, ferramentas úteis para o jornalismo digital e principalmente a circulação de fake news. Ao longo do debate, Thaísa apresentou a ferramenta Fato ou Fake, serviço presente no site do G1 que age desmistificando notícias falsas que se popularizaram na internet. Além de desmentir as fake news, o portal também age de maneira próxima ao leitor, recebendo e checando notícias suspeitas enviadas pelos próprios por meio do Whatsapp.

Questionada sobre como um possível surgimento de futuras inteligências artificiais quase perfeitas, com baixíssimo índice de falhas dificultariam a desmistificação de fake news para pessoas comuns, a jornalista Thaísa Coelho transmitiu a sua visão sobre a questão. “Essa é a pergunta que todo mundo está pensando. Todo mundo está indo para uma linha de que vai existir uma inteligência artificial perfeita, que fala, que ouve, quase uma pessoa. Na minha opinião pessoal, não acredito muito nisso. Vejo que existem algumas coisas que chamamos de inteligência só pela capacidade de dar respostas lógicas, quando na verdade a inteligência é a capacidade de sentir, de estar conectado com a outra pessoa. A inteligência humana vai muito além do que a inteligência robótica”, disse ela.

Formado pela Universidade Veiga de Almeida, o analista de produto digital, Matheus Francisco, 27, explica como ele enxerga o futuro do jornalismo na batalha contra as fake news. “É positivo. Eu acredito que quando pensamos em jornalismo para o futuro, olhando para a questão de combate da fake news, teremos muitas oportunidades. As medidas que as ferramentas de tecnologia vão crescendo e se desenvolvendo, os jornalistas terão mais ferramentas à disposição para combater as mentiras que outras ferramentas estão criando. Quando olhamos para estes conteúdos produzidos com o objetivo de serem fake news, podemos pensar que os jornalistas estarão preparados para desmentir aquilo, investigar chegar e ir até as fontes, ouví-las e dar voz a algo que é verdade. O futuro é bom”, completa.

A estudante universitária Maria Eduarda de Mello, 20, destacou os aprendizados obtidos na palestra e contou como vê a disseminação das fake news nas pessoas ao seu redor. “Eu aprendi muito. Tudo o que eu ouvi aqui eu absorvi principalmente sobre como fazer uma boa escrita sem colocar muito da sua opinião nela. Vou levar pra minha carreira. As fake news ao meu redor aparecem em um nível extremo. Alguns dos meus familiares são do tipo de pessoas que quando veem algo no Whatsapp acham que é verdadeiro, enquanto duvidam das fontes que realmente são sérias. Eu espero que com essa palestra, eu possa mostrar a partir do fato ou fake, que eu não conhecia, que as fontes que eles usam são erradas”, finaliza.

Ao final da palestra, a jornalista respondeu perguntas dos alunos, enriquecendo o evento com discussões e demonstrando seu compromisso com a formação de futuros profissionais da comunicação. A presença de Thaísa Coelho na SECOM (Semana de Comunicação) foi importante, pois, ofereceu aos alunos uma oportunidade de aprender com uma profissional do setor. Além disso, eventos como este reafirmam o compromisso da Universidade Veiga de Almeida com a preparação de seus alunos para os desafios do mercado de trabalho e têm adquirido contatos com jornalistas experientes.

João Pedro Magalhães – 6° Período

Júlia Gabriela – 6º Período

Deixe um comentário

Tendência