As duas turmas apresentaram seus trabalhos avaliativos no auditório, nos dias 15 e 19 de abril

A disciplina de Escrita Criativa & Storytelling abrange os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema, e teve sua conclusão nesta semana com a apresentação do episódio piloto das webséries. Praticado durante três meses, a matéria tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos de contar histórias através do aprendizado dos elementos fundamentais de uma narrativa.

Ao longo dos dois dias de evento, os grupos subiram ao palanque e dissertaram sobre o processo de idealização e produção, associando a temática da série à ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), escolhido para ser abordado dentro do episódio inicial de seus projetos. A matéria foi ministrada pelos professores Anderson Barreto e Renata Feital, que utilizarão os produtos para a avaliação final do desempenho dos alunos no trimestre.

O professor Anderson Barreto, 43, enfatiza a importância do entendimento do Storytelling no desenvolvimento de um aluno de comunicação. “A relação das três profissões, está sempre voltada para contar histórias. Quer seja uma história real do jornalismo, seja uma persuasão na publicidade, ou seja uma ficção no cinema. A ideia deles entenderem os elementos da narrativa, mesmo que seja uma narrativa de ficção no primeiro período, ajuda a organizar o pensamento para o que eles vão trabalhar, o que eles querem ser no futuro”, disse.

Pedro Zille, 20, aluno de jornalismo, destaca o impacto do aprendizado do Storytelling em seu desenvolvimento acadêmico e profissional. “Dependendo da forma que você conta uma história, ela pode ser interpretada de diversas maneiras. Assim existe a importância do storytelling. No jornalismo, é importantíssimo contar a história da forma certa. Por isso, pra mim, aprender storytelling é essencial no início da minha carreira como jornalista”, comentou.

O aluno de jornalismo Juliano Gennari, 36, destaca que além da importância do conhecimento adquirido no trimestre, a prática dos ensinamentos aplicados através da realização do projeto audiovisual foi fundamental: “Eu aprendi durante a disciplina de Escrita Criativa que a prática é muito importante. O tempo todo estamos tendo que criar, escrever textos, produzir algo do nada. Tudo isso me ajuda muito, porque às vezes você tem o conteúdo da notícia, mas não sabe por onde começar”, disse ele.

Para a aluna de cinema Beatriz Escobar, 25, integrante da websérie “Mente Distorcida”, o objetivo do seu grupo com a produção foi causar impacto através da mensagem passada: “Baseamos nossa produção na ODS 3.4, que aborda Saúde, Bem Estar e Saúde Mental, porque queríamos trabalhar com a questão de que mesmo que hoje em dia as pessoas estejam buscando se conscientizar mais sobre a saúde mental, procurando ajuda médica, ainda existe muito preconceito, que vem de uma cultura lá de trás que ainda se perpetua até os dias de hoje”, finaliza Beatriz.

Após dois dias de apresentações com o auditório lotado, exibindo as produções de mais de dez grupos de alunos, o evento teve seu fim no dia 19 de abril e marcou a conclusão do trimestre para os alunos de Jornalismo, Cinema e Publicidade e Propaganda. 

João Pedro Magalhães – 6° Período

Filipe Alejandro – 3º Período

Deixe um comentário

Tendência