O evento de Psicologia reuniu profissionais e acadêmicos para discutir desafios da prática psicológica

A IX Jornada Sócio Institucional e Clínico Institucional da Psicologia, realizada no Campus Barra, aconteceu na última terça-feira, 16, e reuniu profissionais e acadêmicos para apresentar monografias e discutir os desafios contemporâneos da prática psicológica. O evento foi um espaço de reflexão e troca de experiências sobre temas relevantes para a área, incluindo a apresentação das produções acadêmicas dos alunos do curso de Graduação em Psicologia referentes ao ano letivo de 2023 e palestras de egressos do curso.

A cerimônia de abertura da jornada contou com a participação de renomados palestrantes, incluindo a coordenadora do curso de psicologia, Bárbara Carissimi, que destacou a relevância do evento para a atualização e aprimoramento dos profissionais. Este ano, a ênfase do evento recai sobre a apresentação das monografias, explorando suas diversas dimensões sociais, os desafios enfrentados durante a pesquisa, tanto em contextos clínicos quanto organizacionais. 

Ao longo das palestras realizadas durante a jornada, estudantes, acadêmicos e pesquisadores tiveram a oportunidade não apenas de compartilhar suas investigações mais recentes, mas também de contribuir de maneira significativa para o contínuo avanço do conhecimento nesse campo. Para os estudantes, é uma oportunidade de aprender de perto o processo de construção do conhecimento científico, além de estabelecer contatos com profissionais renomados e colegas de áreas afins.

Cary Antunes, psicólogo, 62, enfatiza o papel fundamental de sua produção acadêmica no avanço da Psicologia. “O que me incentivou a escrever minha monografia foi o fato de contribuir para pessoas que não tem condições de ter uma escuta especializada e que possa fazer através de um pagamento social ou até de graça. Então o meu objetivo sempre foi levar esse tratamento que hoje é  tão caro em determinados locais para pessoas que têm um sofrimento psíquico”, disse.

A coordenadora de psicologia, Dra. em Psicanálise Bárbara Carissimi, 50, compartilhou os impactos significativos das atividades acadêmicas em seu campo de atuação. “Esses trabalhos têm um impacto muito grande no curso, sobretudo, sobre a qualidade do nosso curso, pois você tirar nota máxima em sua monografia, significa que atingiu de ponto de vista acadêmico com recurso científico a excelência. Sobre o ponto de vista da sociedade é fundamental levar esses assuntos para a população daquele público alvo que se destina”, ressalta a professora sobre a importância de levar os conhecimentos gerados por essas pesquisas para além dos limites da academia.

Já para Maria Luzia, 26, que compartilhou sua experiência ao apresentar sua monografia com a temática “O amor na contemporaneidade à luz do existencialismo: os efeitos da idealização do amor romântico”, comenta sobre os principais desafios que enfrentou durante o processo de pesquisa. “O primeiro desafio que tive com minha pesquisa foi desmistificar essa própria concepção do amor romântico que existe, então, antes de começar a iniciar o trabalho, precisamos entender quais são as problemáticas e mudanças do tema que vão trazer, e claro, buscar não só soluções, mas reflexões”, conclui Maria Luzia.

Além disso, escolher um tema para a monografia é sempre um desafio. Para alguns, é uma jornada de autoconhecimento; para outros, uma oportunidade de explorar territórios ainda não mapeados. No entanto, para a psicóloga Rosane Teixeira, 55, a escolha de “Morte: O Terror do Humano” como tema de pesquisa revelou-se uma revelação pessoal e profissional. Eu percebi que o crescimento da minha pesquisa sobre ‘Morte: O terror do humano’ foi sobre a importância de um lugar de fala para o sujeito que tem um medo de morrer e não tem uma doença no corpo físico”, finaliza Rosane.

O encerramento da IX Jornada Sócio Institucional e Clínico Institucional da Psicologia foi marcado por reflexões profundas sobre a diversidade de abordagens apresentadas, ressaltando a importância do diálogo interdisciplinar para enfrentar os desafios contemporâneos da prática psicológica. A atmosfera de colaboração e troca de experiências fortaleceu os laços entre profissionais e acadêmicos, promovendo um ambiente propício para o enriquecimento mútuo e o aprimoramento contínuo da profissão.

Julia Gabriela – 6º Período

Deixe um comentário

Tendência