O evento será no dia 24 de Abril no Laboratório de Enfermagem, no Bloco A

O Trote Solidário do curso de Enfermagem irá acontecer na próxima quarta-feira, dia 24/04. O evento, que acontece duas vezes por ano, tem a expectativa de colher 140 bolsas de sangue, o que pode salvar 560 vidas. Todo sangue coletado será direcionado aos hospitais da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. 

O evento acontece antes da coordenadora do curso de Enfermagem, Lidiane Reis, assumir a coordenação. A professora, que assumiu o trabalho no pós-pandemia, afirma que o evento é uma forma de inserção dos calouros no trote. “A gente pode realizar um evento com os calouros, junto com os veteranos participando de supervisores, para eles entenderem a importância da doação de sangue e também ter empatia com o outro”, diz.

Maria Eduarda Teixeira é aluna do 3º período de Enfermagem e trabalha no Trote desde o primeiro semestre na Universidade. Para essa edição, Maria será supervisora e destaca a complexidade do evento. “A essência dele é bem bonita. O que a gente consegue fazer com ele, sabe? A ideia do evento é incrível e eu, particularmente, amo participar do Trote Solidário”, relata a estudante. 

Ano passado, o Hemorio, parceiro do evento, estava em alerta vermelho devido ao baixo número de doações e o Trote precisou ser encerrado antes do horário marcado após bater a meta mínima de bolsas de sangue. “Era muito importante a gente conseguir aquele número de bolsas e poder ajudar quem tava precisando. Essa é a real essência do Trote, ajudar quem precisa porque com uma bolsa de sangue você pode salvar quatro pessoas”, conta Maria. 

Requisitos básicos para a doação de sangue:

  • Precisa ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar alimentado. É importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação;
  • Caso tenha feito tatuagem e/ou piercing: 06 meses se a tatuagem/piercing for realizada em ambiente apropriado e com os cuidados necessários, caso contrário o período de espera é de 12 meses;
  • Em caso de vacina contra gripe: 48 horas depois; 
  • Para consumidores de bebidas alcoólicas: ingestão de 12 horas que antecedem a doação.

O evento vai ocorrer no pós-feriado de São Jorge e a expectativa é que o banco de sangue do Hemorio esteja vazio. Para a professora Lidiane, a doação de sangue faz parte do “ser cidadão” e isso pode influenciar no empoderamento dos alunos e acadêmicos de Enfermagem, mas mantém o foco de salvar vidas. “O foco é salvar o amor de alguém e a cada doação de sangue é possível salvar quatro vidas. Esse é o grande lema e a perspectiva para a gente bater a meta, para que no próximo semestre a gente consiga bater mais metas e doar mais bolsas de sangue”, conclui a coordenadora.

Além da equipe do Hemorio presente na coleta, médicos estarão presentes para auxiliar qualquer aluno que passar mal durante o evento. Os estudantes que doarem sangue no Trote irão receber 10 horas complementares. A cada amigo que doar sangue, mais cinco horas complementares serão dadas. O evento é aberto para todo o público. 

Mayara Rocha – 5º Período

Deixe um comentário

Tendência