A coordenadora interina de Ciência da Computação explicou aos alunos presentes o passo a passo para se inscrever no programa. 

A palestra “O Valor da Iniciação Científica na Formação”, ocupou o laboratório de informática da UVA Barra, dia 11 na última quinta-feira e contou com a mediação da coordenadora interina do curso de Ciência da Computação, Camilla Lobo Paulino. Na palestra, a professora explicou o que é um projeto de Iniciação Científica e a importância dele na vida acadêmica dos alunos da Graduação. Ela também mostrou como fazer a inscrição para participar do PIC UVA – o projeto de Iniciação Científica da Universidade Veiga de Almeida – e alguns projetos antigos de alunos. 

O PIC UVA, Programa de Iniciação Científica, é um programa da Universidade Veiga De Almeida que realiza projetos científicos a partir da área de conhecimento do aluno. O edital do ano de 2024 contém 15 etapas e está disponível para todos os estudantes no Portal do Aluno. As pesquisas poderão ser desenvolvidas em quatro áreas do conhecimento: Ciências da saúde e da vida; Ciências exatas e da terra; Ciências humanas e sociais e interdisciplinares.

Os alunos presentes puderam tirar dúvidas com a professora e apresentar projetos futuros. Camilla também introduziu o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que atribui bolsas para a formação de recursos humanos na área da pesquisa científica e tecnológica, tanto no Brasil quanto em outros países.

A coordenadora destacou algumas habilidades que podem ser desenvolvidas durante o projeto, como pensamento crítico, trabalho em equipe, maior autonomia, senso de urgência e organização. Experiência, horas complementares, carreira acadêmica e profissional são alguns dos benefícios detalhados pela professora, que podem ser obtidos com a realização das pesquisas.

Guilherme da Costa, aluno de 20 anos do curso de Engenharia da Computação, ressalta a importância de participar de um projeto de iniciação científica e o que não pode faltar na hora de realizá-los. “É importante para que eu possa desenvolver minha vida acadêmica e me aperfeiçoar na minha área”, disse ele.

Tomás Bontempo, que é aluno do curso de Ciências da Computação, diz que ainda não iniciou nenhum projeto, mas já frequentou muitos workshops na UVA, e que a orientação da universidade é uma das partes mais importantes para ele. “Eu acho que ter uma orientação da faculdade é o que vai fazer a diferença no projeto quando acontecer”, finaliza Tomás.

As inscrições do PIC UVA vão do dia 15 a 30 de abril, e os alunos poderão se inscrever em até dois projetos, desde que os projetos estejam na mesma área de conhecimento de sua formação. O início dos projetos será em 01 de junho.

Maria Clara Coelho – 1º período

Deixe um comentário

Tendência