Jornalista trouxe vídeos da sua trajetória e respondeu perguntas da plateia
O repórter e apresentador da GloboNews, Mateus Marques, esteve presente no campus Barra na última quinta-feira (19) para mais uma edição do painel “Encontro com profissionais de comunicação”. O jornalista compartilhou sua história desde o início da graduação, passando como estagiário por diferentes emissoras até alcançar a posição atual.
Marques se formou em jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no Rio Grande do Sul. Passou pela TV universitária da faculdade, afiliadas das redes Record e Globo, até ser convidado para trabalhar na GloboNews, no Rio de Janeiro. Atuante na área de televisão desde os 16 anos, Mateus já realizou inúmeras entradas ao vivo, inclusive para cobertura dos temporais em Petrópolis e na região sul do país.
“Estar dentro de uma TV desde o primeiro dia contribuiu uns 1000%”, brincou o apresentador, enquanto frisava a importância de estar continuamente em busca de experiências práticas. O repórter mostrou diversos vídeos de atividades feitas dentro e fora da faculdade. Apresentar programas de entretenimento, gravar reportagens audiovisuais e produzir documentários foram todas ações que realizou na época de estudante e destacou as agências universitárias como bons laboratórios para a formação acadêmica: “Os alunos precisam aproveitar esses espaços para criar e fazer jornalismo”.
Mateus falou sobre as dificuldades que enfrentou no início de carreira, entre elas as restrições para fazer entradas em emissora de cidade pequena — que eram sempre no mesmo local. Essa situação o motivou a buscar maneiras mais criativas de passar as informações, criando um jeito mais descontraído e interagindo mais com os entrevistados. “Sempre consegui imprimir essa personalidade aos poucos. Acho que foi isso que me fez crescer e ser chamado para a capital”, pontuou.
Rômulo Tarciso Marinho foi um dos alunos presentes para aproveitar as dicas do apresentador. Estudante no 4º período de Jornalismo, Rômulo tirou dúvidas com o convidado, e disse que curtiu o tom da palestra. “O conteúdo é muito relevante pra mim. Então consegui fazer as minhas perguntas e absorver tudo o que ele falou”, completou.
O apresentador respondeu perguntas ao longo de todo o evento. E para a Agência UVA Barra, comentou sobre uma habilidade essencial para o trabalho em redação de jornal. Confira a explicação no vídeo abaixo:
A palestra interessou também a aluna Nathália Campos, do 2º período de Publicidade e Propaganda, ainda que seja fora de sua área. “Sempre fui muito curiosa, sempre curti comunicação em si. Então foi uma oportunidade de abrir os horizontes e ver outras áreas parecidas com a minha”, disse. “Achei bacana a iniciativa de nós conhecermos a vida dos profissionais. E acaba que certos pontos, sobre criatividade e inovação, também agregam pra mim enquanto estudante de Publicidade”, completou.
Pedro Lima — 5º Período









Deixe um comentário