“Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” é o tema de 2023

Sempre celebrado no dia 16 de outubro, esta data foi criada em 1981 pela FAO, sigla em inglês para representar a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, com o objetivo de aumentar os níveis de nutrição em todo o mundo, melhorar a qualidade de vida da população mundial e atenuar a pobreza e a fome no planeta. 

E um dos pilares para o ser humano manter o corpo saudável é a hidratação com a ingestão da quantidade correta de água por dia, e esse número varia para cada indivíduo pois depende de vários fatores como peso, idade, sexo, dieta, prática de atividades físicas e até mesmo a estação do ano. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)  é possível calcular, em média, a quantidade de água que uma pessoa deve ingerir por dia: 35ml multiplicado pela quantidade de kg do indivíduo. Por exemplo, uma pessoa de 60kg deve consumir 2,1 litros de água por dia. 

A água é essencial para tudo que acontece dentro do corpo humano, como explica a coordenadora do curso de nutrição do Campus Barra, Gláucia Justo: “Além de absorver água no intestino, algumas reações químicas que acontecem dentro das nossas células precisam de água para serem realizadas. A gente fala muito da hidratação da pele, dos tecidos, da função renal de excreção de metabólitos, mas não podemos esquecer da importância celular da água no nosso organismo”, comentou a docente. 

O baixo consumo de água pelo ser humano pode acarretar em diversos níveis de desidratação, sendo o pior deles, nos tecidos e dentro das células, prejudicando totalmente o metabolismo do indivíduo. Outro problema bem comum enfrentado pelas pessoas que fazem baixa ingestão de água, é a redução da quantidade de urina, gerando uma toxicidade no organismo do indivíduo, como explica Gláucia Justo no áudio abaixo: 

Confira outros exemplos de problemas que a desidratação pode causar ao corpo humano: 

. Ressecamento da pele 

. Olhos sem brilho 

. Falta de lágrimas 

. Baixa produção de saliva

O bancário Hadhasse Prudêncio passou pela experiência negativa de sentir os efeitos da desidratação na prática, quando deixou de ingerir a quantidade mínima de água recomendada: “Eu costumava praticar esportes, e a atividade física me “forçava” a beber água nos intervalos. Quando comecei a trabalhar no banco o tempo ficou escasso e a hidratação ficou em 2° plano devido a rotina acelerada”, afirmou. Além de um cansaço excessivo em atividades que anteriormente ele fazia de maneira normal, Hadhasse sofreu com cristais na urina, e segundo ele, resolveu mudar os hábitos, e aderiu a garrafa d’água durante o horário de trabalho: “As pessoas só começam a dar valor e beber a quantidade correta de água quando passam por alguma complicação ou problema de saúde. É muito importante ter uma rotina de ingestão de água durante todos os períodos do dia para prevenir futuros problemas ao corpo.” comentou Hadhasse. 

Já o estudante Victor Martins possui a hidratação como um hábito, e de acordo com ele,  ingere de 6 a 8 litros de água por dia: “Tenho um histórico familiar de pessoas que tiveram problemas de saúde devido a baixa ingestão de água, então sempre tive esse preocupação com meu corpo e pra mim já é uma coisa natural. Eu sei que é muito importante”, explicou Victor. Segundo ele, caso fique sem se hidratar por muito tempo, o corpo começa a dar sinais de que a ingestão de água naquele dia está baixa. “Eu fico com um sono excessivo, um cansaço físico e mental muito grande também, não consigo fazer nada até beber 1 ou 2 litros de água e seguir meu dia normalmente”, afirmou. Para evitar este problema, o estudante baixou um aplicativo em seu celular para lembrá-lo de beber água a cada 1 hora, como explica no áudio abaixo: 

Assim como para os humanos, a água é essencial para a vida de todos os seres vivos do planeta. É necessário prestar atenção na questão ambiental do consumo consciente dos recursos hídricos da Terra a fim de evitar um grande colapso no ecossistema mundial. 

Igor Concolato – 4° período 

Deixe um comentário

Tendência