Mais de 130 mil pessoas devem passar pelo evento durante os 4 dias de realização
Entre os dias 3 e 6 de outubro, o Rio de Janeiro recebe a maior conferência global de inovação e tecnologia do mundo. O espaço conta com 60 metros quadrados de programação, com 30 conferências simultâneas, cerca de 2000 palestrantes, 350 empresas expositoras e mais de 2000 startups de diversos segmentos buscando fazer novos negócios. O Rio Innovation Week espera gerar 1 bilhão de reais em novos negócios durante esses 4 dias.
A palavra chave que resume as atividades desenvolvidas é integração; pois o evento conta com a presença de investidores e compradores de todas as partes do mundo, que utilizam deste espaço para debater e incentivar a inovação e tecnologia no futuro de diversos setores que impulsionam a economia, mas também recebe um público curioso e interessado em como a novas tendências impactam em diferentes nichos da sociedade. O idealizador do Rio Innovation Week, Fábio Queiróz, falou sobre o assunto. Confira no áudio abaixo:
Segundo Fábio, uma das principais agendas desta edição do evento é o investimento na educação. “Eu estou muito feliz com essa veia da educação muito forte dentro do Rio Innovation Week. Porque a gente acredita que a educação se transforma e que é o caminho mais curto para alcançar a tecnologia e a inovaçao”, afirmou Fábio. Por isso, o evento distribuiu mais de 10 mil ingressos para professores de todas as redes, públicas ou privadas.
Entre os destaques deste ano, está o Prêmio Innovators Under 35, oferecido pela MIT Technology Review desde 1999. Pela primeira vez sendo realizado no Brasil, a premiação reconhece pessoas abaixo dos 35 anos, que possuem grande influência na resolução de problemas globais latentes na sociedade, onde através de projetos liderados por elas, é possível moldar um futuro melhor para a humanidade e o planeta Terra.
Outro destaque do evento é a dinâmica inédita no Brasil que consiste em uma realidade virtual que explora os 5 sentidos do corpo humano ao mesmo tempo. Apresentado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, a Symbiosis utiliza da tecnologia para criar uma experiência teatral, filosófica e multissensorial em um cenário futurista que se passa no ano de 2223, com o objetivo de fazer o espectador pensar sobre o futuro do planeta com os atuais problemas climáticos e super populacionais. A ideia é que as pessoas possam mudar e adaptar seus estilos de vida para criar um melhor relacionamento com a natureza. O holandês Marcel Van Brakel é um dos desenvolvedores do projeto, e no vídeo abaixo ele explica o funcionamento da dinâmica:
O evento contou com um público de diferentes idades, profissões e gostos. A especialista em integração de escolas, Cláudia Coelho, foi em busca de conhecimentos: “Eu assisti bastante coisa sobre liderança feminina porque um dos meus perfis na minha empresa atualmente é sobre isso, então foi muito interessante. Anotei dicas de organização, de como lidar com as pessoas nesse papel de liderança, o que fazer, o que não fazer… agregou muito para mim”, comentou Cláudia.
Felipe Greco é publicitário e se interessou pelas startups que estão crescendo e inovando na tecnologia. Confira no áudio abaixo:
O Rio Innovation Week vai reunir grandes nomes de diversos segmentos para palestras e debates, como por exemplo: Marc Randolph, fundador e 1° CEO da Netflix; Graça Machel, política e ativista moçambicana; Alex Osterwalder, idealizador do “Business Model Canva” e alguns brasileiros ilustres como Gabriel Medina, Xuxa e Anitta também fazem parte do festival.
Igor Concolato – 4° período











Deixe um comentário