Organização do encontro foi feita pelos alunos da graduação
A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva, formada pelos estudantes do curso de enfermagem da UVA Barra, promoveu uma capacitação em Suporte Básico de Vida aberto ao público, na tarde da última terça-feira (26). O evento foi inspirado na “Lei Lucas” — lei n° 13.722, de 4 de outubro de 2018 — que determina como obrigatória a capacitação de professores e funcionários de instituições de educação básica, públicas ou privadas, e de estabelecimentos de recreação infantil em noções básicas de primeiros socorros.
Os ensinamentos foram ministrados pela coordenadora do curso de enfermagem do campus Barra, Lidiane Reis. As explicações envolveram desde assuntos mais simples, como equipamentos necessários em maleta de primeiros socorros, até os mais complexos, a exemplo da maneira correta de realizar massagem cardíaca.
Lidiane explicou que a meta da liga acadêmica é complementar os conhecimentos teóricos vistos na graduação. “Daqui há um tempo esse aluno vai ser o profissional do amanhã, e a gente enquanto universidade entende que é preciso qualificar esse aluno e ajudá-lo a entender como trabalhar a empatia”, disse a coordenadora.
Confira abaixo algumas fotos do evento:
As informações do evento foram essenciais para o calouro de enfermagem Lucas Quirino. “Achei muito legal, muito interessante. É sempre bom a gente ter esse aprendizado de primeiros socorros, para saber como agir até dar tempo de o SAMU chegar, e não fazer algo de errado ou deixar que uma vida se vá”, comentou.
O curso foi realizado alternando teorias e práticas, com questionários sobre problemas do dia-a-dia, como cortes ou queimaduras, e treinamentos de simulação. Todos os alunos foram incentivados a participarem das partes práticas, além de receberem auxílio de perto nas técnicas trabalhadas.
Entre os conhecimentos abordados estiveram também: manobras de desengasgo em bebês, crianças e adultos, identificação de sintomas de traumatismo cranioencefálico e procedimentos para lidar com intoxicação. Assista abaixo uma demonstração da manobra de desengasgo em adultos/manobra de Heimlich:
A estudante Maria Eduarda Correia, primeiro período de enfermagem, afirmou que curtiu a didática do evento, e que todos deveriam realizar esse tipo de treinamento. “Acho muito importante ter para todo mundo porque uma vida pode ser salva nos mínimos detalhes”, completou.
O curso de Suporte Básico de Vida também funcionou como parte do processo de admissão de novos alunos na Liga Acadêmica de Saúde Coletiva, e o objetivo é organizar outros encontros públicos — dentro e fora da universidade — para espalhar conhecimento sobre diversos temas da área da saúde para quem tiver interesse.
Victoria Ellen está no segundo período de enfermagem, e atualmente é presidente da liga acadêmica. Segundo ela, é uma oportunidade de crescimento tanto como futura profissional, quanto como cidadã. “Cada vez mais, a gente quer fazer eventos, cursos, com o intuito de desenvolver o conhecimento técnico-científico e ir além da sala de aula”, acrescentou
Além disso, a coordenadora Lidiane Reis pontuou que o ideal é refazer instruções de primeiros socorros a cada dois anos. Ouça abaixo o comentário de Lidiane na íntegra:
Durante a apresentação teórica, os números de telefone dos principais serviços de emergência também foram reforçados — incluindo um menos conhecido, o “disque intoxicação”, para fornecer informações especificamente sobre esses casos. Ter o número já salvo no telefone pode agilizar o acionamento dos serviços em casos urgentes.
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): 192
- Corpo de Bombeiros: 193
- Disque Intoxicação: 0800 722 6001
Pedro Lima – 5° período















Deixe um comentário