A ética profissional, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e a importância do enfermeiro no processo de reabilitação da saúde mental foram temas do debate

Dois dias de muita informação para os alunos de enfermagem do campus Barra. O curso promoveu as palestras “Capacita Coren” e “Primeiro encontro de Saúde Mental” para o aprimoramento profissional dos discentes nos dias 19 e 20/09. 

O primeiro dia de evento contou com Cristiane Bernardo, diretora interina do Conselho Regional de Enfermagem. Entre os temas abordados: a ética na enfermagem, que trouxe as vivências profissionais da palestrante, e um alerta importante aos graduandos: “A falta de ética pode gerar a cassação do registro profissional, impedindo de atuar no que estudou”. Confira no áudio abaixo, Cristiane Bernardo, abordando a relevância da ética para os alunos de enfermagem. 

O Capacita Coren tem o objetivo de proporcionar de forma gratuita o aperfeiçoamento do profissional graduado, técnico ou auxiliar. Apesar do conteúdo ser focado na área da saúde, profissionais de outros ramos são bem-vindos para aprender e se informar com os cuidados a serem tomados em relação à vida humana. Lidiane Reis, coordenadora do curso de enfermagem do campus Barra, citou a importância desses cursos para os estudantes de enfermagem, confira no vídeo abaixo. 


O segundo dia trouxe a abordagem da saúde mental. No mês que representa a prevenção e o combate ao suicídio, foi discutido a importância do (RAPS) Rede de Atenção Psicossocial, em razão do trabalho feito pelos profissionais neste serviço disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa vertente atua principalmente através do acolhimento de pessoas que estejam passando por problemas psíquicos e com drogas, atendendo adultos e crianças, e também trabalhando com os familiares para que possam ajudar no processo de reabilitação. 

A rede é formada por uma equipe multiprofissional, sendo: enfermeiros, psicólogos, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educador físico e assistente social, outras áreas também podem vir a ajudar nesse processo de melhora da saúde mental do paciente. A professora de enfermagem da UVA, Leila Tomazinho, relatou a função do enfermeiro no tratamento da saúde mental, confira no vídeo abaixo. 


O evento tem a preocupação de ser uma ferramenta para auxiliar o aprendizado do aluno, capacitando-o cada vez mais para que seja um profissional qualificado em diferentes áreas de atuação. A aluna Fabricia Calixto, conta como esses dois dias de palestras contribuíram para o seu aprimoramento na enfermagem. Confira no áudio abaixo. 

Iago Bastos – 8° período

Deixe um comentário

Tendência