O evento trouxe 18 palestras para os estudantes 

A SEMEV (Semana Acadêmica de Medicina Veterinária) aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de setembro, e ao todo contou com 18 palestras que ocorreram nos turnos da manhã e noite. Ultrassonografia, anestesiologia, nutrição e muitos outros temas foram debatidos por acadêmicos e profissionais do mercado, para cerca de 120 alunos que marcaram presença nos três dias de seminário. 

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Romulo Spinelli. Ele explicou o trabalho desenvolvido pelo Conselho e comentou sobre o atual momento do mercado profissional, diferenciando a atuação do médico-veterinário, o profissional que vai além do atendimento aos pets, como cães e gatos. “Estamos percorrendo diversos órgãos municipais e estaduais, apresentando a atuação desses profissionais, muita das vezes desconhecidas pelos representantes governamentais, e mostrando a necessidade da contratação para a fiscalização dos produtos de origem animal, prevenindo as toxinfecções alimentares e desafogando as unidades de saúde, garantindo verba para outras áreas que precisam de investimento”, afirmou o presidente que ainda reforçou a necessidade do profissional se valorizar e continuar estudando e se especializando sempre. 

Cristina Amarante é a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Campus Barra, e no vídeo abaixo ela fala sobre o principal objetivo da Semana Acadêmica: 


Além disso, a docente comentou sobre a importância da SEMEV para a formação dos alunos: “A maioria dos alunos vem pensando apenas na clínica de pequenos (porte dos animais), e aqui eles podem conhecer outras áreas. O estudante precisa ter esse conhecimento de que a medicina veterinária não é apenas clínica de pequenos”, disse a coordenadora. 

Uma das palestras teve o tema “Pele – que órgão é esse? E que doenças pode ter?”, com a professora Regina Ramadinha. Ela fez questão de ressaltar a importância da dermatologia no estudo da medicina veterinária e abordou de uma forma geral as principais doenças da pele dos cães e dos gatos: “Na verdade o que eu fiz foi uma introdução ao estudo da Dermatologia”, completou. 

A docente ainda elogiou a preparação do evento pelos alunos. “Para um professor esse convite é sempre muito bom, principalmente se já está aposentado, como é o meu caso. Além de estar passando conhecimento, estou incentivando os alunos a estudar, pesquisar e crescer na profissão. E para mim principalmente trás a sensação da necessidade de continuar estudando, manter-me atualizada”. Regina Ramadinha contou que essa troca faz muito bem ao ego, já que há uma emoção de quem fala e quem ouve: “Os olhinhos estão brilhando e os alunos se empolgam com a narrativa. E ao final surgem as perguntas, algumas que você já esperava, pois malandramente deixou de abordar de propósito para testar a atenção dos alunos”, disse. 

A SEMEV foi organizada por uma comissão formada pelos alunos do curso de Medicina Veterinária do Campus Barra. Luize Lopes é aluna do 5° período e falou sobre a sensação de fazer parte do time: “Foi uma loucura. A gente foi convocada pela coordenadora e aí a gente tá há uns meses trabalhando nessa organização”, comentou a estudante. Alice Alves está no 4° período da graduação, e contou alguns detalhes sobre a forma com que o seminário foi organizado. Confira no áudio abaixo:

No dia 9 de setembro é comemorado o dia do médico veterinário, pois foi neste dia, em 1933, que o então presidente Getúlio Vargas criou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no país por meio do Decreto nº 23.133. 

Mariana Rangel – 2° período 
Igor Concolato – 4° período 

Deixe um comentário

Tendência