Festival levou multidão para o Riocentro e bate recordes de público e venda

O aniversário de 40 anos do festival foi comemorado em grande estilo no Rio de Janeiro, pois além de ter se tornado patrimônio cultural da cidade maravilhosa, a Bienal que trouxe como tema central o slogan “livro além do livro” se consolidou de vez como o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país e são os números que provam isso.

Aproximadamente 600 mil pessoas passaram pela Bienal nos dez dias de evento e puderam curtir cerca de 500 editoras, 380 autores e mais de 200 horas de programação, distribuídos em cerca de  90 mil m² de área ocupada, espaço 10% maior que na edição de 2019, última antes da pandemia da covid-19. Tatiana Zaccaro é diretora da empresa GL events Exhibitions, uma das realizadoras do evento, e comentou sobre o sucesso desta edição: “Esta é a maior Bienal de todos os tempos. Desde a criação da nova marca mais interativa até tornar o festival um patrimônio cultural do Rio, a intenção era que a cidade se apropriasse da Bienal e isso realmente aconteceu! Tradicionalmente, recebemos um número maior de visitantes aos fins de semana e quando há feriados, mas a distribuição de público foi muito bem equilibrada, inclusive nos dias de semana e em dias lindos de sol – nem a praia conseguiu competir!”, afirmou. 

Confira a matéria completa da Agência UVA Barra sobre o público da Bienal do Livro 2023:

Apesar das diversas atrações, o livro seguiu sendo o protagonista da festa. Ao todo, foram cerca de 5,5 milhões de exemplares vendidos, ocasionando uma média de 9 unidades por visitante. Para efeito de comparação, na edição reduzida devido a pandemia em 2021, foram 2,5 milhões de livros vendidos, e em 2019 este número girou em torno de 4 milhões. As editoras bateram recordes de venda, com o valor do tíquete médio de gastos com livros chegando próximo aos R$200. Confira abaixo o resultado final de algumas das principais editoras presentes na Bienal: 

.Sextante teve um crescimento nas vendas de 140% comparado com a edição de 2021, com mais de 60 mil livros vendidos 

.Grupo Editorial Record vendeu 130% a mais do que em 2021, sem contar o último dia do evento

.A Rocco cresceu 135% se comparada com a última edição carioca que esteve presente, em 2019

.HarperCollins fez história em 2023, vendendo mais de 40 mil livros, aumentando o número de vendas em 190% e o faturamento cresceu por volta de 250%. 

Clique e acesse a matéria da Agência UVA Barra sobre o mercado editorial na Bienal do Livro 2023. 

Apenas nesta edição da Bienal, foram mais de 100 mil participações de alunos e professores da rede pública de educação, sendo esse mais um recorde quebrado em 2023. Foram investidos R$13,5 milhões de reais para que os estudantes das redes municipais e estadual do Rio pudessem adquirir livros. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, comentou sobre o tema: “O SNEL, junto aos editores brasileiros, trabalha arduamente para que o país tenha um futuro leitor. A Bienal do Livro Rio 2023 ficará marcada pela forte conexão entre as pessoas e as histórias que amam. Com o apoio das secretarias de educação estadual e municipais alcançamos um recorde de participação de alunos e professores da rede pública, reforçando a criação desta semente pela leitura que o país tanto precisa”, afirmou Dante. Além disso, o presidente destacou a importância de usar as mídias sociais para incentivar a leitura nas crianças.  

A Bienal do Livro 2023 trouxe várias novidades para o público, e inaugurou diferentes espaços com temáticas diversas para todos os tipos de leitores. As crianças puderam se divertir no espaço “Uma grande aventura leitora”, espaço com várias atividades imersivas para elas se divertirem. Além disso, outra novidade foram os espaços “Páginas na tela” e “Páginas no palco”, que buscaram mostrar essa convergência de narrativas entre os livros, o teatro e o audiovisual. Outra novidade foi a área “Artists Alley”, onde quadrinistas independentes de todo o Brasil puderam exibir suas artes no maior festival literário do país. E nos dias 4,5 e 6, a Bienal recebeu o Rio International Publishers Summit, local onde ocorreram diversas palestras sobre temas importantes e urgentes do mercado editorial. 

A Agência UVA Barra produziu uma matéria exclusiva sobre os espaços da Bienal do Livro 2023. Confira: 

No domingo (10), última dia do evento, ocorreu uma coletiva de imprensa de encerramento com a presença de Dante Cid e Tatiana Zaccaro, uma ciranda literária dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras mediada por Fernanda Montenegro e uma apresentação do cantor Gilberto Gil, para encerrar esta edição história da Bienal do Livro. 

Igor Concolato – 4° período

Deixe um comentário

Tendência