Diversos profissionais trouxeram o olhar psicológico ao longo de quatro dias

O campus Barra foi sede da XXVII Semana da Psicologia entre os dias 28 e 31 de agosto, o evento é uma celebração ao Dia do Psicólogo, 27/08. Com mesas de debate e palestras nos turnos da manhã e da noite, os alunos puderam aprender e discutir mais sobre as áreas de atuação do curso com os relatos e conselhos de psicólogos e professores.

A violência e as maneiras distintas dessa manifestação na sociedade foram o tema central do evento que trouxe como situações violentas se desenvolvem em diferentes âmbitos: no trânsito, no convívio escolar, nos esportes, nos centros urbanos e até mesmo em ambientes de cárcere.

As atividades começaram na manhã da segunda-feira, 28, com as mesas redondas “Ações de intervenção e prevenção à(s) violência(s)”. A primeira convidada foi Eliene Vieira, perita do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate a Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT/RJ).

Eliene fez um relato pessoal para exemplificar as agressões vividas por grupos minoritários. O próprio filho, homem negro e morador de periferia, foi acusado e preso injustamente, inocentado apenas cinco anos depois. “Ninguém tá livre de ser preso”, declarou a perita, ao falar sobre um estigma que paira sobre os moradores de favela — de supostamente serem associados ao tráfico.

Já na manhã do dia 29 ocorreu uma conferência “Reflexões sobre a violência, subjetividade e o campo da psicologia”, com a presença de Céu Calvalcanti, Presidente do Conselho Regional de Psicologia – RJ, e mediação da Profª. Dra. Aline Drummond.

Céu Cavalcanti fez um apanhado histórico da violência, desde os primórdios da humanidade e apresentou o porquê da segregação, da exclusão e do ódio se manifestarem da maneira que é feita hoje. A fala tinha o objetivo de causar reflexão.

Alessandra Morais, 24 anos, é aluna do segundo período de Psicologia, e esteve presente na palestra da presidente do CRP-RJ. “A forma como ela trouxe os temas foi muito clara, muito leve, e tratou muito da questão da diversidade”, afirmou a estudante. “Está sendo um momento de muito aprendizado,  assuntos muito bacanas, e nesse início de graduação é muito bom poder estar envolvido nesse tipo de evento”, completou.

Ouça a seguir mais detalhes das impressões de Alessandra sobre as palestras:

No dia 30/08, a Mestra e Doutora em teoria psicanalítica, Joselane Sales, debateu “O que a psicanálise tem a dizer sobre a violência nas escolas” e trouxe os diferentes conflitos que podem ser vividos ou gerados tanto por alunos quanto pela instituição escolar.

A palestrante falou de casos de bullying e da maneira de atuação de um psicólogo em ambiente diferente do clínico — que pede abordagens diferentes —, até a situação dos ataques armados à colégios. “O conflito, a tensão, são inevitáveis. A violência não”, acrescentou.

O estudante João Maia Castro Araújo, 20 anos, está no quarto período de Psicologia, e aproveitou a ocasião para tirar várias dúvidas, por se tratar de uma área de seu interesse. “Achei muito relevante, ainda mais no momento que a gente está vivendo. O debate serviu também para explorar não só a questão dos ataques extremos, mas as minuciosidades dos conflitos em escolas”, disse João. 

E por fim, no dia 31, último dia do evento, aconteceu pela manhã uma conferência sobre “A violência brutal dos desastres à luz da psicologia positiva”, com a presença de Eliane Lima, psicóloga do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro, que falou da importância da especialização para atuar em grandes tragédias. Segundo ela: “ainda é uma área nova no Brasil, tem mais de 30 anos, mas nem todo mundo sabe que o psicólogo pode atuar em emergência e desastres”.

Ela contou um pouco da sua experiência, citando o desastre das chuvas em Petrópolis no ano de 2022, no qual ela participou ativamente, prestando assistência tanto aos parentes das vítimas quanto aos bombeiros que participaram dos resgates. Explicou também o processo feito com os militares, desde a descompressão emocional até o processo preventivo para evitar possíveis casos de Transtorno de Estresse Pós-traumático.

A coordenadora do curso de Psicologia da Barra, profª. Barbara Carissimi, comentou no último dia o que achou desta edição. Ouça abaixo a explicação de Barbara sobre a importância do evento:

 

“Essa semana foi muito especial pra nós. Recebemos pessoas muito renomadas em suas atuações, e foi possível ver nos rostos dos próprios alunos a satisfação.”

Barbara Carissimi

Pedro Lima — 5º Período
Kaio Fernandes — 2º Período

Deixe um comentário

Tendência