Evento premiou aluna com uma bolsa de pós-graduação
A UVA Barra foi a passarela para Trabalho de Conclusão de Curso dos graduandos em design de moda. O tradicional evento aconteceu na última quinta-feira (13) e apresentou as criações fashions em um desfile, que contou com a presença de familiares, amigos e professores.
O coordenador do curso de design de moda da Barra, Roberto Abreu, explicou que o objetivo é apresentar os alunos para o mercado. “Normalmente convidamos profissionais atuantes para assistir, mas não só isso. É um momento de celebração, dos formandos e família, pela conclusão dessa etapa na universidade”, declarou.
O tema central do desfile foi “Tempo”, propositalmente vago, para permitir diferentes interpretações. Além disso, cada participante buscou referências próprias, originando combinações inventivas. A aluna Natália Cristina Santos da Silva, 31 anos, fez peças relacionadas ao sentido da palavra que remete ao clima, mas com um toque único.
“A minha coleção é de moda de praia. Então eu tenho um biquíni com parte de cima, parte de baixo e um kimono; e tenho um outro biquíni, que tem a parte de cima e a parte de baixo aparece um pouco, com uma calça comprida. A minha coleção é inspirada também na Família Addams, então usei tanto os vieses dos personagens, quanto elementos característicos deles, para desenvolver a coleção”, explicou a graduanda.
Natália também comentou que a cerimônia era um momento muito esperado desde o início do curso, e contou como estava lidando com o nervosismo de haver profissionais olheiros na plateia. “Estou fingindo que não tem ninguém, que é algo só pra mim, entendeu”, falou com um riso.
Veja abaixo as peças de Natália:
Já a aluna Rayene Arruda Esteves, 29 anos, que desenvolveu um par de vestidos, foi mais voltada para o sentido cronológico do tempo, buscando referências em culturas do passado. “Fui inspirada nas três Graças. São deusas da mitologia grega, muito relacionadas à Afrodite, deusa da beleza. E eu falo sobre a criação, o feminino, e a celebração desse feminino. Tudo muito relacionado e inspirado na natureza, também”, completou.
Observe a seguir os trabalhos de Rayene:
E a criatividade não parou por aí. As influências incluíram livros clássicos (Drácula), personalidades famosas (Hebe Camargo) e eventos culturais (Feira de Antiguidades da Praça XV). O resultado não poderia ser outro. O desfile foi marcado pelos estilos únicos, a exploração de diferentes cores e formas; e rendeu muitos aplausos.
Confira abaixo outras roupas apresentadas:
Foto: Igor Concolato
Premiação
Após o fim das exibições na passarela, houve uma breve tensão. Os profissionais convidados fizeram o papel de jurados, e avaliaram as criações de todos. A campeã da noite foi a aluna Giovanna Salgado de Menezes, da Tijuca, com a coleção “Banksy: a minha arte é a minha arma” — inspirada pelo artista de mesmo nome.
“Eu não estou nem acreditando, eu não fazia ideia, de verdade mesmo. Tô até agora meio chocada, me tremendo toda”, afirmou Giovanna após o evento. Por ficar em primeiro lugar, ela recebeu uma bolsa de estudos para pós-graduação na UVA.
Sobre essa parte do prêmio, a formanda comentou: “Estou muito feliz, com certeza. Já pensava em fazer Pós, mas aí tem todo um planejamento que a gente tem que ir atrás, para conseguir pagar, e agora vai ser bem mais fácil”.
Confira a seguir as peças ganhadoras e a explicação de Giovanna sobre as influências para o trabalho:
Bastidores
A Agência UVA Barra acompanhou também os preparativos para esta noite. Horas antes do desfile, alunos e professores estavam comprometidos com arrumação de passarela, maquiagem de modelos e os toques finais nas roupas.
Para Leonardo Linhares, estudante do 5° período de Moda, e que participou da produção do evento, essa parte do trabalho é essencial. “Muita gente olha a moda e acha que é só glamour, mas não é. Dentro do backstage, na correria, você vendo de fato como é, você vai aprendendo muito mais”, completou.
Leonardo pretende seguir carreira exatamente na área de produção, e afirma que experiências assim na faculdade são enriquecedoras, por ajudar a criar conexões e mostrar a dedicação dos alunos.
Pedro Lima — 4° Período























Deixe um comentário