André Lopes e Igor Monteiro apresentaram o case do podcast “Lugar da fala”
Na última sexta-feira (7) os alunos dos cursos de comunicação participaram de uma palestra que abordou todas as fases de criação de um podcast, desde como tirar a ideia do zero, produzir, roteirizar, gravar, até a divulgação do produto. O bate-papo contou com André Lopes e Igor Monteiro, ceo’s da plataforma “Expresso Duplo Café”.
Os palestrantes são engenheiros de formação, mas encontraram suas carreiras dentro da comunicação. Os dois acabam de estrear a primeira temporada do podcast “Lugar da Fala” com Pedro Salomão e trouxeram as experiências como produtores e consumidores de podcasts e dividiram dicas, além de tirarem dúvidas.
Um dos destaques da palestra foi o diagrama que mostrava 4 pontos importantes para tirar o podcast do papel e transformar uma ideia em realidade. Abaixo veja como pensar nessa criação:
- Sobre o que amo falar (Paixão)
- Sobre o que as pessoas param pra te ouvir falar (Atenção)
- Quem pararia pra te ouvir falar sobre isso (Nicho/Persona)
- Sobre o que as pessoas precisam ouvir (Necessidade)
Além da relação com o podcast, a turma conheceu um pouco mais sobre a importância dos processos comunicacionais através das histórias dos palestrantes. Igor Monteiro é engenheiro de formação, mas sempre foi apaixonado pela área da comunicação. Ele é host do podcast “Não linear”, em que recebe pessoas que tiveram uma formação acadêmica e decidiram não seguir à risca as carreiras da graduação. “Eu sempre fui aquele aluno que apresentava os trabalhos na escola e na faculdade. Comunicação sempre foi a ferramenta para que eu pudesse transmitir conteúdo”, afirmou Igor.
No vídeo abaixo, Igor Monteiro fala sobre a importância deste tipo de evento e contato com os estudantes:
Raphaela Sanfins cursa o 2° período de Publicidade & Propaganda e está pensando em produzir seu próprio podcast: “É sempre bom ouvir de quem já está no mercado o que devemos ou não fazer para começar. Achei isso importante para minha formação”, afirmou a estudante.
Julia Alves também assistiu a palestra e comentou que é uma grande consumidora de podcasts, principalmente no transporte público e enquanto realiza as tarefas de casa. Além disso, a aluna do 3° período falou sobre sua vontade de criar seu próprio produto: “Quero falar sobre teatro e entretenimento, e utilizar deste espaço para colocar em prática o que eu estudo no curso de jornalismo”, afirmou. Segundo Julia, o evento ajudou na construção da vida acadêmica, confira no áudio abaixo:
André Lopes também é graduado em Engenharia Civil, mas fez transição de carreira e atua como professor, consultor e mentor em comunicação. No vídeo abaixo ele explica como foi essa mudança:
A palestra serviu como encerramento da disciplina de Web Rádio e Podcast para as turmas trimestrais de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, que tiveram as aulas ministradas pelos professores Daniel Paes e Anderson Barreto. “É importante vermos profissionais do mercado em contato com os alunos. A faculdade tem quebrado esse muro entre a teoria, a prática e o mercado, e eu gosto muito disso. O podcast é o produto de comunicação que mais tem tido visibilidade, e é preciso entender que existe um processo necessário para ele acontecer. Não é só juntar todo mundo com um gravador e apertar o “REC”, é um produto sonoro que precisa ser pensado para quem vai ouvir”, comentou o professor Anderson Barreto, responsável pela produção do evento.
Igor Concolato – 3° período










Deixe um comentário