“Seus Ossos e Seus Olhos” tem o roteiro, a direção e a montagem assinados por Caetano Gotardo (O Que Se Move (2012)). O filme teve seu primeiro lançamento em 2019 no Festival Internacional de Rotterdam e na Mostra de Cinema de Tiradentes, e também marcou presenças em outros festivais ao redor do mundo, como Indie Lisboa, Viennale e Panorama Internacional Coisa de Cinema. Ele é distribuído pelo Descoloniza Filmes e chega aos cinemas no dia 22 de junho.

Foto: Divulgação

A história retrata a vida de João (Caetano Gotardo), um cineasta de classe média que passa por uma série de encontros com desconhecidos e conhecidos, como Irene (Malu Galli), uma amiga de longa data; Álvaro (Vinicius Meloni), o namorado; e Matias (Carlos Escher), homem que conhece no trem e com quem desenvolve uma relação sexual. Todas as vivências afetam o protagonista e são transformadas em inspiração e criatividade.  

Apesar do longa utilizar crônicas do cotidiano como plano de fundo (como a viagem de trem e a visita a casa da amiga), o jogo excessivo que o enredo faz com as memórias do protagonista podem ser difíceis de acompanhar. Ademais, as cenas possuem ritmo lento e são divididas em extensas falas poéticas e longos momentos silenciosos, o que pode tornar o filme cansativo para quem está acostumado com narrativas mais dinâmicas. Todavia, o tempo prolongado de alguns momentos poderiam ter sido encurtados sem alterar o sentido da história.

Além disso, quando um personagem descrevia uma memória, o quadro seria mais agitado e divertido se, ao invés de dar ênfase no rosto do narrador, as imagens fossem condizentes com a história contada. Dessa forma, a atenção do espectador seria capturada com mais facilidade. 

Mesmo tendo a presença da luz artificial, o filme faz maior uso da natural, pois em alguns momentos, mesmo quando os personagens estão em algum lugar fechado, a iluminação vem por intermédio do sol que entra pela janela. Já em relação ao enquadramento, há um grande uso de planos sequência. Entretanto, no começo do longa, tem uma parte que foi filmada em plano detalhes e deu destaque para as pernas do protagonista; sem uma explicação. Vale destacar a transição entre algumas cenas que não fazem sentido e a demora até ser apresentado (ou o espectador perceber) o contexto daquela imagem.

“Seus Ossos e Seus Olhos” é um drama que busca mostrar como as memórias, formadas por encontros e desencontros, podem impactar a vida de uma pessoa. Um longa emotivo que visa despertar a imaginação do espectador, mas pode ser massivo para quem não possui o hábito de assistir conteúdos desse estilo. Assista ao trailer:


Juliana Vilete – 4° período

Deixe um comentário

Tendência