Atividade imersiva é a última etapa do programa “Ser profissional”
Cerca de 50 estudantes que integram o grupo das turmas do “Portal do Futuro” tiveram a oportunidade de visitar o Campus universitário da Veiga de Almeida e aprender mais sobre alguns cursos, além de participar de atividades práticas. O evento “Workshop das profissões” foi realizado em duas datas, no dia 31/05, os alunos tiveram contato com os cursos de Enfermagem e Nutrição, já no dia 07/06, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo foram tema de debate.
O projeto “Portal do Futuro” do SENAC-RJ tem o objetivo de preparar os jovens para a vida profissional e pessoal. O programa é dividido em três etapas, sendo elas: “Ser Pessoa”, que trabalha o autoconhecimento do indivíduo, o “Ser Cidadão”, momento que se discute sobre a cidadania do estudante na comunidade em que vive, e o “Ser Profissional”, etapa que foi concluída na última semana, e aborda os planos de carreira para o futuro dos alunos. Nesta última parte, os jovens participam de dinâmicas como Workshops, simulações de processos seletivos e desfile das profissões.
O coordenador do curso de Engenharia Civil, Alessandro Santana, comentou sobre a importância desta integração da Universidade com a comunidade que está em volta: “O objetivo é oportunizar aos alunos do SENAC uma vivência no Campus universitário, e também apresentar os cursos que nós oferecemos para a sociedade”.
Rosali Gaal é a responsável pelo grupo da unidade Barra do “Portal do Futuro”, e no vídeo abaixo ela fala sobre a importância desta visita para os alunos. Confira:
A coordenadora do curso de Enfermagem, Lidiane Reis utilizou da teoria e da prática para apresentar algumas noções de primeiros socorros para os estudantes. “O objetivo é causar o primeiro engajamento dos jovens com a área da saúde, e ensinar os primeiros passos para que se tornem futuros enfermeiros”, afirmou a docente. Entre os conteúdos apresentados estavam: para quem ligar em caso de emergência, como preparar o ambiente e a forma correta de fazer as manobras de desengasgo e massagem cardíaca.
Já no curso de Nutrição, a coordenadora Glaucia Justo fez uma dinâmica de avaliação da composição corporal dos estudantes, e segundo ela, o objetivo era fazer os jovens entenderem que o resultado deste exame é reflexo da alimentação do indivíduo: “São jovens entre 16 e 21 anos que muitas vezes não possuem uma alimentação saudável. Com a avaliação eles puderam ver quanto tem de massa muscular, quanto de gordura, e entender o funcionamento dos equipamentos também”, afirmou a docente.
Segundo a estudante Gabrielle Fernandez, foi muito interessante aprender sobre várias disciplinas, mas a dinâmica que mais chamou a atenção da aluna foram os ensinamentos sobre primeiros socorros: “Tem muita coisa que fica no nosso imaginário e não são verdades, gostei muito de aprender as manobras”, afirmou a jovem. Já Enzo Chamarelli, nunca tinha entrado em uma universidade anteriormente, e ficou empolgado com o que viu: “É algo diferente do que eu me acostumei e me faz querer voltar e ter essa experiência de frequentar o Campus”, afirmou Enzo.
No vídeo abaixo, o jovem fala sobre suas expectativas para o futuro acadêmico. Confira:
Durante a apresentação do curso de Arquitetura e Urbanismo, a coordenadora Natália Sanchez falou sobre conceitos e campos de atuação da profissão no Brasil, além de trazer obras e arquitetos famosos para exemplificar aos alunos. Além disso, Natália comentou sobre a importância desta integração. “É fundamental para criar essa aproximação entre a UVA e a comunidade, mostrar a possibilidade de ingresso na vida acadêmica e esclarecer esse universo dos cursos universitários”, comentou Natália.
Confira algumas fotos do evento:
O evento é uma possibilidade de compartilhar o conhecimento adquirido pelas áreas acadêmicas e científicas da universidade. Ao abrir as portas do campus, todos ganham.
Igor Concolato – 3° período


















Deixe um comentário