Dicas e conselhos sobre a profissão marcaram o evento
Uma manhã para discutir o jornalismo esportivo. Eric Faria, da TV Globo, visitou na sexta (01/06), o campus Barra da UVA e trouxe informações sobre o futuro da profissão baseado na experiência de mais de 20 anos de carreira, além de informações sobre o jornalismo como um todo e a área de esportes.
A atual geração já conhece o repórter das transmissões televisivas, mas o começo foi como repórter de cultura, para a rádio. O jornalista falou das dificuldades nas primeiras matérias e da superação da timidez — que admitiu não ser fácil. Nesse quesito, Eric reforçou que para lidar bem com essas eventualidades, é bom se preparar bastante durante o tempo de faculdade. “Não negligenciem quaisquer oportunidades”, completou.
Dos fundamentos para fazer um bom trabalho jornalístico, foram pontuados conhecimento técnico, ética e sensibilidade. Saber bom português, entender o público e o veículo de comunicação são habilidades essenciais. E para o segundo ponto, Eric reafirmou que os valores éticos e morais devem ser inegociáveis para um jornalista, pois credibilidade leva tempo para ser construída — mas pode rapidamente ser perdida.
Alguns pontos abordados para o bom trabalho jornalístico:
- Sensibilidade
- Saber identificar o que pode se tornar notícia
- Conduzir bem uma entrevista.
Para o professor Eduardo Bianchi, mediador da palestra, o encontro com profissionais atuantes do mercado é valioso, pois os alunos têm a oportunidade de tirar dúvidas e descobrir os caminhos que querem seguir. “O objetivo não é que eles se espelhem propriamente, pois cada um tem as próprias particularidades, mas que os alunos possam talvez se inspirar a buscarem seus sonhos, sem deixar de perceber que há muitas outras possibilidades”, explicou o docente.
Quem aproveitou esses ensinamentos foi a aluna do primeiro período de jornalismo Thamirys Pereira Folha, que sonha em atuar na área de esportes. “Abriu nossa mente, deu várias informações que a gente, por estar iniciando, não sabia, e tinha o anseio de saber. Eu mesma fui anotando um monte de coisa, e acredito que isso vai ajudar lá na frente”, detalhou a caloura.
Eric concluiu a palestra respondendo perguntas e conversou com exclusividade para a Agência UVA Barra sobre a relação dos que sonham em cobrir grandes competições esportivas: “Acredito que você tem todo o direito de mirar o melhor, mas acredito também que você tem que pensar etapa por etapa. O jornalismo é um acúmulo de experiências que você vai adquirir no dia-a-dia, no teu trabalho, nos erros e acertos. Então, o tempo vai te ajudar a chegar em um lugar mais alto; como a Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos, pro jornalista esportivo.”
Foram necessários treze anos de profissão antes do próprio Eric cobrir a primeira Copa. Ouça mais sobre o processo para chegar à cobertura de competições prestigiadas no seguinte áudio:
“Fazer jornalismo não é difícil. Fazer BOM Jornalismo requer um pouco de trabalho.”
Eric Faria
Pedro Lima — 4º Período









Deixe um comentário