Os três dias de evento trouxeram aprendizados e novidades
A 19ª edição da Semana de Comunicação (SECOM) dos cursos de Jornalismo e Publicidade teve uma novidade neste ano, a estreia no metaverso. Por meio do ambiente virtual da LivePlanet, alunos, professores e profissionais convidados puderam se conectar em palestras, e workshops/oficinas voltadas para os temas de comunicação, entretenimento e inovação entre os dias 29, 30 e 31 de maio.
A professora Beatriz Balena, reitora da UVA, foi quem deu as boas-vindas ao evento, e elogiou as novidades da edição. “São assuntos clássicos da comunicação, mas discutidos de forma leve, bacana, moderna; mas principalmente, trazendo muita coisa nova para a nossa universidade”, completou.
A primeira palestra do dia 29 trouxe o tema “Um olhar para o futuro: branding na era digital”, apresentada pelo jornalista e diretor do estúdio de branded content da Globo, Edward Pimenta, e mediada pela professora Mônica Miranda.
No encontro, foram abordados temas como inteligências artificiais e regulamentação das informações distribuídas na internet. Edward frisa que as IAs são apenas ferramentas, e que o importante é se atentar ao viés do ser humano que usa a máquina. Também foram debatidas as mudanças na relação entre audiência e meios de comunicação — e como as redes sociais alteraram a dinâmica da sociedade.
“Hoje qualquer pessoa pode, de alguma forma, produzir conteúdo e influenciar o debate público.”
Edward Pimenta
Na noite do dia 30, a palestra “Eventos e experiências: o poder do entretenimento para engajar”, reuniu os profissionais Erika Ferreira (CEO da ELAZ Eventos), Guilherme Dornelas e Marcos Klein (sócios-fundadores da LivePlanet). A mediação foi feita pela professora Adriane Figueirola.
Os palestrantes falaram sobre as dificuldades do trabalho de organização de eventos, e maneiras para inovar na área; já que o público deseja mais que um evento organizado. “Hoje em dia as pessoas buscam experiências”, completou Erika.
Os convidados também deram dicas para futuros profissionais, como experimentar antes de decidir carreira e não negligenciar novas tecnologias, como o metaverso. “O Metaverso tem a possibilidade de ser um extra do evento”, afirmou Guilherme.
Ouça no áudio a seguir outras recomendações que Guilherme considera vitais para futuros profissionais da área:
Por fim, no dia 31 a conclusão das atividades da SECOM foi marcada pelo workshop “MEI na prática: como regularizar seu negócio e virar protagonista da sua carreira”, com Celso Valente Silveira, CEO da start-up MeiShop, apresentando soluções práticas e informações para quem busca empreender.
A organização da Semana de Comunicação 2023 foi realizada pelos alunos da disciplina “Eventos e Experiências”, ministrada pela professora Ana Cristina Rosado.
“A integração entre alunos e professores para montar esse evento grandioso foi uma das melhores partes. Sem essa união, nada disso seria possível.”
Ana Cristina Rosado
Para o aluno de Jornalismo Bruno Venâncio, que participou também da organização, o trabalho foi desafiador, mas também motivo de orgulho. Ouça as impressões de Bruno na íntegra, no seguinte áudio:
Workshops e oficinas on-line realizados na semana da SECOM 2023
A edição 2023 da Secom contou com workshops e oficinas no módulo on-line para os alunos dos três campi. A programação trouxe temas variados da comunicação Como montar um podcast, com Nayara Alves, locutora e professora de história. Nayara mostrou aos alunos como estruturar um podcast, dando dicas importantes e práticas, flexíveis e fáceis para que os alunos consigam montar um espaço sonoro para dissipar ideias e construções no mundo acadêmico.
Nayara explica de que forma é necessário divulgar e alcançar o público alvo para quem quer fazer um podcast. Confira o áudio abaixo da palestrante.
Além disso, outros workshops foram ministrados no evento, um deles foi sobre o MEIshop para pessoas que desejam ter sua própria empresa ou marca. O palestrante Celso Valente tirou muitas dúvidas de alunos sobre a abertura de uma microempresa individual e falou sobre o medo que as pessoas têm de abrir o próprio negócio e sobre a visão do especialista sobre a falta de mais empreendedores no Brasil.
“O que falta para o Brasil é realmente a gente entender que o empreendedorismo veio pra ficar e a gente tem que olhar pra dentro dele e todo mundo colocar pra fora essa vontade de empreender”, afirma o palestrante.
Pedro Lima — 4° Período
Vinícius Zakhm – 7° período












Deixe um comentário