Alunos conheceram novos caminhos dentro da área
A Semana da Enfermagem no campus Barra destacou a valorização da profissão e homenageou grandes nomes da área; como Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, e Ana Néri, pioneira do setor no Brasil. Evento foi realizado no dia 8 de maio.
O início das atividades contou com a Cerimônia da Lâmpada. Nela, uma lamparina (símbolo da enfermagem) é acesa e passada de um aluno vetererano do curso para um calouro. No campus Barra, as alunas estavam caracterizadas como Florence Nightingale e Ana Néri durante este momento.
Reunindo profissionais de diferentes ramos, as apresentações abordaram temas como: Enfermagem Estética, o trabalho do professor de Enfermagem, início de carreira no exterior, e o dia-a-dia de enfermeiros na linha de frente contra a violência.
Este último é o caso da especialista em enfermagem forense e enfermeira da Sala Lilás do IML de Campo Grande, Kelly Curitiba Pimenta de Carvalho Queiroz. Kelly enfatiza a importância de enfermeiros de maneira geral buscarem capacitação para lidar com casos de violência doméstica ou sexual contra mulheres. “O primeiro profissional que acolhe essas mulheres é o profissional de enfermagem, só que muitos desses profissionais não estão qualificados e não conhecem a rede especializada de atendimento às mulheres”, completa a especialista.
Além desse tema, o encontro se aprofundou nos passos para conseguir trabalhar nos Estados Unidos, como a validação de diploma, e quais as provas a serem feitas. Ensinou também os requisitos ao migrar para a área estética — planejamento financeiro e atenção às regulamentações sanitárias.
Quem se beneficiou desses conhecimentos foi a caloura Lorrana Nunes. “É uma oportunidade bem específica, pra gente que está iniciando um ciclo agora saber de áreas que a gente não conhecia, saber da importância delas, e saber que a gente pode se modificar de qualquer forma”, afirma a estudante.
Para Lidiane Reis, coordenadora do curso de enfermagem do campus Barra, realizar esse evento foi de suma relevância para os alunos. “A importância hoje acho que é comemorar o maior passo: a aprovação do nosso piso salarial. E mostrar para os acadêmicos de enfermagem que eles são o futuro”, conclui a docente.
Novo piso salarial é destaque no evento
O novo piso salarial da categoria será de 4.750,00 reais para enfermeiros, 3.725,00 reais para técnicos de enfermagem, e para os auxiliares de enfermagem e parteiros (as) 2.375,00 reais.
Para Lidiane, a valorização deveria ocorrer todos os dias, os profissionais que atuam nos hospitais acabam tendo uma dupla, tripla jornada para ter um salário considerado digno. “Percebemos que o novo piso salarial não é uma conquista de hoje e sim de anos, décadas que a gente vem lutando e que houve um momento agora de aprovação”, destacou.
O turno da noite trouxe novos temas para o debate. Em “A inserção do enfermeiro na gestão da atenção básica” foram discutidas as responsabilidades desses cargos dentro dos hospitais. Para a aluna de Enfermagem, Victoria Ellen, o principal motivo para aquisição desses novos setores dentro dos hospitais é devido aos enfermeiros conhecerem bastante o local em que trabalham. Confira no áudio abaixo.
A diversidade temática trouxe ainda o papel da enfermagem na área militar e prendeu a atenção dos alunos, pois trouxeram as atividades básicas dos enfermeiros e as missões complexas e perigosas no exército, marinha e aeronáutica e para fechar o dia, a atenção do residente em saúde coletiva.
“Foi muito interessante para abrir a mente dos alunos de como temos diversas opções para atuar como enfermeiros”. Victoria Ellen, estudante de enfermagem na Universidade Veiga de Almeida.
Pedro Lima — 4º Período
Iago Bastos – 8º período










Deixe um comentário