O curso de Direito da UVA Barra apresenta “Direito, Pesquisa e Sociedade” Ⅱ  

A obra reforça a oportunidade de fazer pesquisa de qualidade na Universidade privada

O curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida, campus Barra, lançou a segunda edição do livro “Direito, Pesquisa e Sociedade”, coletânea organizada por Soniárlei Vieira Leite, coordenador do curso e um dos autores. A proposta é debater questões sociais sob o olhar jurídico por meio das pesquisas de professores e alunos. 

“Este segundo volume representa a determinação daqueles que acreditam na pesquisa”. A frase da “Apresentação” descreve a importância da pesquisa acadêmica. Os artigos provenientes do Projeto de Iniciação Científica (PIC UVA), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Núcleos de Estudos, como por exemplo, estimulam o pensamento crítico do leitor. “Acreditamos que o Direito existe como um instrumento transformador para a sociedade, e, na academia, transformador para a educação”, diz Soniárlei.

Soniárlei Vieira Leite comenta sobre a oportunidade de desenvolver um espaço literário, por meio do curso, na faculdade.


Ricardo Motta, professor do curso, integra o livro colaborativo. Responsável pelo capítulo de “Debate Jurídico sobre a Vacinação Compulsória Contra a COVID-19”, Ricardo e os autores contextualizam os debates sociais, do poder público e das empresas privadas, na relação das doses da vacina contra a Covid-19 no Brasil. “É um artigo propício dentro do contexto que nós vivenciamos ano passado e ainda estamos vivenciando”, afirma Ricardo.

A questão interdisciplinar continua presente no livro. É o caso da professora Renata Feital, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade do campus Barra, uma das escritoras de: “Violência contra a mulher e as consequências diversas: Uma visão Jurídico-Jornalista”. Na elaboração da tese, Renata selecionou matérias para exemplificar o desrespeito à vítima na cobertura do feminicídio. “A minha parte ficou na análise discursiva e das reportagens como forma de entender a violência contra a mulher, e o que poderia reverberar na sociedade ”, conta a coordenadora.

Após a apresentação do TCC, a egressa Ana Carolina Teixeira e a aluna Thawany Luz de Freitas, ambas do curso de Direito, receberam o convite para integrar o time de autores do livro. O impacto da participação na pesquisa reflete no avanço profissional, o que é o incentivo proposto aos discentes. “No momento da escrita, busquei resgatar todo processo que aprendi tanto em sala de aula, como no estágio”, explica Ana Carolina.

Thawany Luz aborda a relevância da pesquisa acadêmica.

Para o docente do curso Marcos Cesar Lima, autor de cinco capítulos do exemplar, a presença dos universitários no livro ajuda na criação de um espaço de reconhecimento e credibilidade na carreira. “O objetivo é transmitir um processo de participação entre os alunos, do programa de graduação e mestrado, com os professores da Universidade”, aponta Marcos.

O novo exemplar apresenta 25 artigos estruturados em mais de 500 páginas. A produção da segunda edição teve duração de um ano e meio, e para repercutir o lançamento, há uma previsão para realizar na “Semana Jurídica” de 2022, evento interno do campus, palestras comandadas pelos autores para abordar as pesquisas do livro.

Pedro Amorim – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s